quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Prof. Claudemir Oliveira Ribeiro - Língua Portuguesa


UNIFIEO - Centro Universitário de Osasco
Letras – Licenciatura Plena (Português/Inglês)
Conclusão: 1998 – 240hs

FACULDADE OSWALDO CRUZ
Psicopedagogia Institucional e Clínica
(Lato Sensu)
Conclusão: 2009 – 428hs

FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Jogos na Educação
Conclusão: 2010 – 180hs




02/2003 – Atual – PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI


Secretaria da Educação – Ensino Fundamental
Professor de Educação Básica II - -Língua Portuguesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.

03/1996 – 04/2008 - GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Secretaria da Educação – Ensino Fundamental e Médio
Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.

03/1999 – 02/2003 - PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDIRA
Secretaria da Educação - Ensino Fundamental
Professor de Educação Básica II – Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.


02/2000 – 11/2000 – GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto Interestadual “Tiradentes” (Língua Portuguesa e Literatura/Arte Cênica/História) – SP/MG
Brasil 500 anos – Rede Estadual de Educação
EE “Itajahy Feitosa Martins” – DE Itapevi
Atividades desenvolvidas: Coautor do texto do projeto “Tiradentes”; orientação dos alunos quanto leitura e disciplina em palco; seleção e controle do fundo sonoro; coautor de ofícios e cartas comerciais para benefícios do projeto; participação da visita ao prefeito de Barbacena - MG para divulgação do projeto e requerimento de receptividade dos alunos; orientação dos alunos quanto ao desenvolvimento do projeto.


1998 – Projeto – Terceira Idade - UNICSUL
Orientação: Professora Dirce Camargo Riani
Primeira correção e revisão dos textos para edição de um livro do projeto da Universidade Cruzeiro do Sul, SP.





Claudemir Oliveira Ribeiro
Psicopedagogo Institucional e Clínico
Registro 03995-0

FACULDADE OSWALDO CRUZ
Psicopedagogia Institucional e Clínica
(Lato Sensu)





Professor Orientador Educacional

Acompanhamento dos horários de entrada, intervalos e saída dos alunos; acompanhamento da frequência dos alunos; acompanhamento das faltas médicas dos aluno e divulgação ao professor do aluno (individualmente); acompanhamento dos  relatórios de indisciplina redigidos pelos professores; orientação, registro e acompanhamento dos alunos por indisciplina e/ou agressões verbais e/ou físicas; orientação aos pais dos alunos acompanhados por indisciplina e/ou agressões verbais e/ou físicas; acompanhamento e atualização dos registros dos alunos com necessidades especiais ou síndromes atestadas pelo acompanhamento médico especializado; orientação dos professores para inclusão dos alunos com necessidades especiais; controle de frequência dos alunos inseridos no projeto “Bolsa Família”; investigação dos alunos relatados pelos professores com dificuldades de aprendizagem e entrevistas com os pais e/ou responsáveis; encaminhamento dos alunos ao serviço de psicopedagogia institucional da SE do município de Barueri.



Correção e Orientação de Textos e Trabalhos




02/2000 – 11/2000 – GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto Interestadual “Tiradentes” (Língua Portuguesa e Literatura/Arte Cênica/História) – SP/MG
Brasil 500 anos – Rede Estadual de Educação
EE “Itajahy Feitosa Martins” – DE Itapevi
Atividades desenvolvidas: Coautor do texto do projeto “Tiradentes”; orientação dos alunos quanto leitura e disciplina em palco; seleção e controle do fundo sonoro; coautor de ofícios e cartas comerciais para benefícios do projeto; participação da visita ao prefeito de Barbacena - MG para divulgação do projeto e requerimento de receptividade dos alunos; orientação dos alunos quanto ao desenvolvimento do projeto.


1998 – Projeto – Terceira Idade - UNICSUL
Orientação: Professora Dirce Camargo Riani
Primeira correção e revisão dos textos para edição de um livro do projeto da Universidade Cruzeiro do Sul, SP.



Amor: tão simples e comum!!!



Ser pequeno...


Se observarmos o sentido literal da palavra “pequeno” temos vários adjetivos ligados a ele como, por exemplo, franzino; ou de pouca idade; ou pouca importância; e outros significados tão importantes dentro de um texto quanto podemos imaginar. Mas quando pensamos em relação ao ser humano, queremos nos reportar a sua dignidade ou ao seu empenho humano pela conquista de algo que, muitas vezes, imaginamos tão longe, impossível de alcançar... isto que dizer apenas uma coisa: transformamos as dificuldades em obstáculos intransferíveis, imutáveis.
                Somos convidados todos os dias, do ao acordar até ao se deitar, “matar um leão por dia”, romper com todos os dogmas que adquirimos, que acreditamos, que aprendemos e que construímos; romper com todas as ideias infundadas que não nos permite caminhar em direção ao horizonte de oportunidade que temos (e, de vez em quando, em momentos de baixaestima, o afastamos ainda mais!).
                Não existe uma receita pronta de experiências relatadas como na química ou uma fórmula exata como acontece na física e outras ciências exatas; isso, sem sombra de dúvidas, nos deixa diante de um imenso quarto escuro, vazio no interior. Reajamos diante de tal situação. Deixemos de pensar no que não podemos fazer e nos direcionemos para aquilo que queremos fazer porque será agradável, ou porque nos levará a crermos em nós mesmos novamente. Isso podemos traduzir, ou melhor, explicar com outras palavras: abrir o nosso coração e nos dar oportunidades de novos sentimentos; abrir nossa mente e nos dar a oportunidade de novas experiências; redescobrir em nós novos desejos, sabores, dissabores, segredos do nosso mais íntimo “ID-”.
                Desta forma, portanto, abrimos o nosso “EU” interior para descobrir um mundo jamais explorado antes, por horas, dias, semanas, meses, anos, vidas... Descobrimos em nosso interior, em nossa alma, um segredo desconhecido por tudo e todos (e até mesmo por você e eu!): o coração bate para que, no decorrer das gerações, a felicidade possa se tornar plena e absoluta...
                Somos muito amados por não sei quem (sei sim! Deus principalmente - e sem restrições!), somos muito amados não sei onde (Você faz alguma ideia?)... Ah, deixemos essas questões de lado já que não temos conhecimento para entendermos tão sublimes sentimentos. Apenas entenda, neste momento que, há um “sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia” – e se chama AMOR... é uma palavra pequena, mas com um significado enorme e abrangente “capaz de se sobressair por gerações e gerações”.




Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
Psicopedagogo institucional e clínico
24/01/2019 - 17h14

Currículo Professor Claudemir Oliveira Ribeiro

CLAUDEMIR OLIVEIRA RIBEIRO
Professor de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
Título: Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica

42 anos – solteiro
9.4488-4048 (vivo) – res. 4194-7175
e-mail ollyry@hotmail.com

Área de atuação
Docência
Coordenação Pedagógica
Orientação Educacional
Psicopedagogo institucional e clínico




Formação Acadêmica




UNIFIEO - Centro Universitário de Osasco
Letras – Licenciatura Plena (Português/Inglês)
Conclusão: 1998 – 240hs

FACULDADE OSWALDO CRUZ
Psicopedagogia Institucional e Clínica
(Lato Sensu)
Conclusão: 2009 – 428hs

FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Jogos na Educação
Conclusão: 2010 – 180hs

Cursos


Construção de Jogos
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Março/2010 – 30 hs

Prática Pedagógica Facilitadora
Ludicidade, Alfabetização e Interdisciplinaridade Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Março/2010 – 30 hs

O papel do brincar na atual cultura
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Fevereiro/2010 – 30 hs

A ação do Educador sobre o brincar infantil
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Janeiro/2010 – 30 hs

O brincar na visão de vários autores
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Dezembro/2009 – 30 hs

Os jogos e suas concepções
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Novembro/2009 – 30 hs

Educação Física para professores
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Abril – Julho/2009 – 30 hs

Gestão Educacional e o Cotidiano nas Escolas
Secretaria de Estado da Educação

Seminário


Macmillan Editora
O papel das aulas de Inglês no contexto escolar




 

Experiência Profissional


02/2003 – Atual – PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI
Secretaria da Educação – Ensino Fundamental
Professor de Educação Básica II - -Língua Portuguesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.
Professor Orientador Educacional: Acompanhamento dos horários de entrada, intervalos e saída dos alunos; acompanhamento da frequência dos alunos; acompanhamento das faltas médicas dos aluno e divulgação ao professor do aluno (individualmente); acompanhamento dos  relatórios de indisciplina redigidos pelos professores; orientação, registro e acompanhamento dos alunos por indisciplina e/ou agressões verbais e/ou físicas; orientação aos pais dos alunos acompanhados por indisciplina e/ou agressões verbais e/ou físicas; acompanhamento e atualização dos registros dos alunos com necessidades especiais ou síndromes atestadas pelo acompanhamento médico especializado; orientação dos professores para inclusão dos alunos com necessidades especiais; controle de frequência dos alunos inseridos no projeto “Bolsa Família”; investigação dos alunos relatados pelos professores com dificuldades de aprendizagem e entrevistas com os pais e/ou responsáveis; encaminhamento dos alunos ao serviço de psicopedagogia institucional da SE do município de Barueri.


02/2002 – 02/2003 - GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Secretaria da Educação Ensino Fundamental e Médio
Professor Coordenador Pedagógico de Ensinos Fundamental e Médio
Atividades Desenvolvidas: Acompanhamento da frequência dos alunos; acompanhamentos da frequência dos professores; organização do horário dos professores eventuais em caso de ausência de professores titulares de classe; acompanhamento da prática pedagógica e didática do professor em sala de aula; auxílio aos professores na resolução de conflitos com alunos; acompanhamento dos diálogos entre professor e pais ou responsáveis; acompanhamento do plano de ensino dos professores; acompanhamento dos cadernos dos alunos; acompanhamento da estruturação da proposta pedagógica da unidade escolar; orientação aos professores quanto avaliação e recuperação das dificuldades de aprendizagem dos alunos; acompanhamento dos projetos interdisciplinares da escola; garantir o envolvimento dos professores nas atividades socioculturais da escola; acompanhar a prática pedagógica dos professores durante a recuperação contínua e paralela; elaboração de gráficos para acompanhamento do rendimento escolar das séries/anos; auxiliar o trabalho pedagógico do professor nas reuniões coletivas e individuais.


03/1996 – 04/2008 - GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Secretaria da Educação – Ensino Fundamental e Médio
Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.


03/1999 – 02/2003 - PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDIRA
Secretaria da Educação - Ensino Fundamental
Professor de Educação Básica II – Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Atividades desenvolvidas: Acompanhamento da frequência do aluno; acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo aluno em sala de aula e atividades extraclasse; ministração e explicação dos conteúdos de leitura e compreensão de textos; ministração e explicação de atividades de gramática da língua portuguesa contextualizada; ministração e explicação de atividades de produção de textos (tipologia e gênero); elaboração de avaliações mensais e bimestrais de leitura e compreensão de textos, gramática e produção de textos; correção das atividades avaliativas individuais e coletivas; acompanhamento dos alunos de caráter inclusivo conforme CID 10 e adequação de atividades individuais e coletivas; orientação de pais e/ou responsáveis pelo aluno quanto ao desempenho nas atividades de língua portuguesa; atividades de recuperação contínua e paralela.


02/2000 – 11/2000 – GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto Interestadual “Tiradentes” (Língua Portuguesa e Literatura/Arte Cênica/História) – SP/MG
Brasil 500 anos – Rede Estadual de Educação
EE “Itajahy Feitosa Martins” – DE Itapevi
Atividades desenvolvidas: Coautor do texto do projeto “Tiradentes”; orientação dos alunos quanto leitura e disciplina em palco; seleção e controle do fundo sonoro; coautor de ofícios e cartas comerciais para benefícios do projeto; participação da visita ao prefeito de Barbacena - MG para divulgação do projeto e requerimento de receptividade dos alunos; orientação dos alunos quanto ao desenvolvimento do projeto.


1998 – Projeto – Terceira Idade - UNICSUL
Orientação: Professora Dirce Camargo Riani
Primeira correção e revisão dos textos para edição de um livro do projeto da Universidade Cruzeiro do Sul, SP.


02/1994 – 11/1995 – INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA
Auxiliar de Escritório / Oficial de escola
Atividades desenvolvidas: Elaboração de ofícios; elaboração de atas; cálculo e recebimento de mensalidades; atendimento ao público em geral; depósitos bancários da instituição; acompanhamento do processo de admissão de funcionários; representação da empresa junto com o contador para demissão de funcionários; controle do livro ponto dos professores; controle dos livro ponto de funcionários e estagiários; matrícula e transferência de alunos; serviços bancários (pagamentos de contas, extratos etc.); atas de conselho de classe e série/ano; atualização dos boletins escolares dos alunos.


A importância da revisão do texto faz parte de uma estratégia de marketing

A importância da revisão do texto faz parte de uma estratégia de marketing
O primeiro passo para o sucesso, é conhecer o produto com o qual vai trabalhar "até mesmo pelo avesso"!
Algumas estratégias de marketing são importantíssimas para esse sucesso, para milhões de profissionais da área.
Hoje no século XXI, podemos observar que o mundo não parou, continua, comercialmente, uma arena para ver quem convence mais, quem vende mais, quem faz com que o cliente "deseje" adquirir um determinado produto, custe o que custar.
Para que isso aconteça, não basta um produto ser desejado, uma etiqueta de grife ou as cores do verão. Isso vai além do visual, das cores para atingir o mercado, o público e transformar uma grande massa em clientes e/ou consumidores.
O profissional da área marketing tem uma aliada ao seu sucesso profissional: a nossa Língua Portuguesa! Bem usada, causa o auge do profissional; mal usada, por outro, causa sua queda instantaneamente.
Conhecer profundamente seu instrumento de trabalho - A Língua Portuguesa - é fundamental. A nossa língua oferece milhares de verbetes que podem trabalhar ao nosso favor. A Língua Portuguesa oferece estilos no manuseio da palavra que pode levar o cliente a imaginar e sentir o produto; a Língua Portuguesa, bem utilizada, pode pode revolucionar o mercado.
Hoje, com a velocidade e a evolução contínua  das redes sociais, levaram muitos profissionais ao uso coloquial da nossa língua, sem preocupação com as regras gramaticais, pontuação, abreviaturas do "internetês".
É necessário conhecimento! E quando verificamos algo errado, é necessário uma "reciclagem vocabular".
Cabe ao profissional de marketing filtrar e manusear a língua de modo objetivo tendo um cuidado especial com as diversas interpretações que podem ocorrer.
Podemos dizer que no mundo dos negócios a criatividade e a Língua Portuguesa também caminham juntas!



Claudemir Ribeiro
Professor e Psicopedagogo
Barueri/SP

Autobiografia


"Quando um único homem atingir a plenitude do amor, destruirá o ódio de milhões."
(autor desconhecido)

Claudemir Ribeiro

Claudemir Oliveira Ribeiro nasceu em 08/04/1976. Desde pequeno demonstrou seu amor e aptidão para as artes (desenho e escrita). Quando pequeno, guardava os papéis de pão para desenhar reproduzindo os desenhos assistidos pela TV em forma de histórias em quadrinhos mesmo antes de ser alfabetizado. Sua educação primária (hoje ensino fundamental I) durou quatro anos na EEPG(A) da Vila Márcia, hoje, 2019, recebendo como patrono seu primeiro diretor e passando a ser chamada EE "Professor Antônio Gonçalves". Desde aqueles anos, já demonstrava um amor incomparável pela educação, primeiro, tornando-se amigo de todos os professores e funcionários da pequena escola; em segundo, sua paixão pelo ambiente escolar e carinho peculiar por suas professoras.
Quatro anos depois, o aluno de família simples passou a estudar na EEPSG "Professor Vicente Themudo Lessa, no centro da cidade de Jandira. Não sendo diferente, logo  conquistou o carinho de seus professores e procurou se destacar em suas atividades, principalmente, em lingua portuguesa e arte (na época, educação artística). Chamou a atenção dos seus professores pelo bom rendimento e participou do projeto "Redescobrindo o interior", visitando a cidade de Bastos. Em seu último ano do ginásio (hoje, ensino fundamental II), em um projeto de leitura, participou do seu primeiro trabalho dramático-literário apresentando com sua turma a peça "O pagador de promessas". A atividade surpreendeu o professor e a escola.
Em 1992, já no ensino médio (Inciso III na época) doava seu tempo vago ao trabalhos da secretaria da igreja matriz de Jandira. Em 1994, reconhecido pelo seu capricho e organização, dividiu seu tempo de estudo com a vida profissional que iniciara na Escola Sagrada Família, da Igreja Católica de Jandira.
Em 1995, tendo se formado no ensino médio, inicio sua vida no magistério lecionando Língua Portuguesa na EE "Dolores Garcia Paschoalin". Formou-se no curso de Letras pela UNIFIEO, em 1998. Lá ficaram saudades da Semana Cultural de Língua Inglesa e, principalmente, seu primeiro trabalho com correções de textos, orientado pela professora Dirce Riani, trabalho prestado à UNICSUL, Universidade Cruzeiro do Sul.
De 1999 a 2008, enquanto permaneceu na Rede Estadual de São Paulo, o jovem professor passou por várias escolas que deixaram saudades, em especial destacam-se a EE "Dolores Garcia Paschoalin", primeira escola onde lecionou no Ensino Médio, desenvolvendo um novo método pessoal de se trabalhar Leitura e Produção de Textos; e em 2000, quando um grupo de professores (Claudemir, Iracema, Rita, Raquel e Márcio), apoiados pelo diretor da escola, tentaram revolucionar a maneira de trabalhar a interdisciplinaridade (Língua Portuguesa, Matemática, Arte e História) dentro da escola por meio do Projeto "Tiradentes" e, que mais tarde, levou o sonho do pátio da simples escola paulista ao palco da cidade de Barbacena, MG. Em concomitante ao trabalho citado (1999 a 2003), o professor Claudemir também tinha uma outra preocupação: melhorar o índice do aprendizado e ajudar na alfabetização de alunos defasados, se voluntariando ao projeto de "Recuperação nas férias", promovidos pela Prefeitura Municipal de Jandira. Projeto este levou o professor Claudemir a cursar na Faculdade Osvaldo Cruz-SP, o curso de Psicopedagogia Institucional. Em 2002, assumiu o cargo de professor coordenador pedagógico, na rede estadual de ensino, desenvolvendo um trabalho de teor interdisciplinar e, principalmente, resgatando alunos conhecidos como "indisciplinados" promovendo valor à cultura e ao conhecimento do cidadão em formação.
Em fevereiro de 2003, deixou suas aulas em Jandira e também o cargo de coordenador pedagógico para assumir o cargo efetivo na cidade de Barueri. Sempre apresentou sua satisfação na maneira de ensinar, na amizade com os alunos e, principalmente, no respeito à família de seus alunos: estar na sala de aula e ensinar (2003 a 2011). Em 2008, deixou de atuar na rede Estadual de Ensino e dedicou-se a Rede Municipal de Barueri.  Em 2010, retornou aos bancos acadêmicos e buscou completar seu estudos, agora em Psicopedagogia Clínica para que pudesse compreender melhor e diferenciar o que poderia ser "incluir" e "excluir" em nossas práticas pedagógicas. Em abril de 2011, sua carreira foi interrompida quando sofreu um Derrame Cerebral, que causou uma hemiparesia, sequelas que comprometeram a coordenação motora fina. Desde 2011 até os dias atuais, o amor pela sua profissão não morreu, sempre tentando se reestabelecer como profissional da educação, prática que não assume apenas com responsabilidade, mas com amor a cada vida em sua responsabilidade.

Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
Psicopedagogo Institucional e Clínico




Fotos: Trianon-Masp - SP

São Paulo não é mais a terra da garoa!!!

Neste domingo, 20 de janeiro, pude revisitar o centro de São Paulo, uma cidade espetacular! Há alguns anos não visitava a Avenida Paulista e passeava por suas extensões... E como amante do belo, escolhi a foto abaixo, o Trianon - Masp para marcar minha visita.
Aconselho a você que visita minha página dedicar um pouco do seu tempo para apreciar lugares belos desta cidade!

Trianon-Masp - SP

Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor e Psicopedagogo

O TEXTO E SUAS MODALIDADES

DEFINIÇÃO DO TERMO TEXTO - Texto designa um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. - Concretiza-se...