quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Reformulando a noção de coerência

Como já vimos:
a) coesão - são os que dão conta da sequência superficial do texto;
b) coerência - são os que conta do processamento cognitivo do texto e permitem uma análise mais profunda do mesmo.

Coesão - nível microtextual > superfície do texto;
Coerência - nível macrotextual > conexão conceitual e estruturação do sentido.

a) o texto contém mais do que o sentido das expressões na superfície do textual;
b) o texto incorpora conhecimentos e experiências cotidianas;
c) possui, também, atitudes e intenções.
d) não é sem si coerente ou incoerente;
e) o texto apresenta uma coesão sequencial;

Algumas leituras sobre o assunto:
1) Beaugrande e Dressler (1981);
2) Marcuschi (1983);
3) Winograd (1976);
4) Miller e Johson-Laird (1976).

Miller e Johson-Laird (1976):
a) mais adequada para o tratamento da coerência 
b) opera com dois níveis de aquisição:
     1) razão;
     2) experiência.

Distinção de dois conhecimentos:
a) declarativo;
b) procedimental.

Declarativo: conjunto dado pelas sentença e suas proposições que organizam os conhecimentos:
a) respeito de situações;
b) fatos do mundo real (relações do tipo lógico);
c) generalização;
d) especificação;
e) causallidade;
             ↪ armazenado na memória semêntico;

Procedimental: conhecimento dado pelos fatores ou convicções num determinado:
a) convicção num determinado formato;






FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.
Série Princípios. 9ª Ed. 2002. Ed. Ática.




Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor deLíngua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico




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