terça-feira, 16 de julho de 2019

Falar e escrever são duas tarefas árduas e complexas.

Quando falamos, estamos presos a complexidade do discurso; Quando escrevemos, deparamo-nos com uma contradição: a linearidade do pensamento e o interlocutor ausente.

É necessário, quando escrevemos, imaginar todos os tipos imaginários de leitores, por isso é necessário planejar e organizar o seu discurso antes de registrá-lo no papel.

Há uma necessidade de escolha:
- Assunto;
- Ideias;
- Processo;
- Conteúdos históricos;
- Conteúdos sociais;
- Experiências pessoais;
- Perspectivas;
- Critérios para diferenciar seu texto de outros textos sobre o mesmo assunto.

Para entendermos sobre esse processo amplo, continuaremos a compreender o processo de letramento.
a) a reflexão sobre letramento é ampla;
b) é estudada em vários técnicos sob vários focos;
c) tomada de consciência ente os linguistas;
d) objeto que vai além da alfabetização;

Em função dos vários focos de estudo, observou-se uma conceituação complicada. Assim, Leda V. Tfouni, explica que "letramento, é um processo, cuja natureza é sócio-histórica." A autora, com essa fala, se opõe, a concepções atuais também em uso.

É necessário entendermos que letramento não pode ser interpretado como sinônimo de alfabetização.

1) Perspectiva individualista-restritiva
- voltada para a aquisição da leitura/escrita;
- aquisição escrita quanto código;
- escolarização;
- ensino formal;
- aprendizado de habilidades específicas: alfabeto (letra/som);

Observamos que nesta perspectiva confunde-se letramento com alfabetização, isto é, habilidade de ler e escrever está para escolarização e seu sucesso.

2) Perspectiva tecnológica
- produto com seus usos em contextos altamente sofisticados;
- visão dos usos de leitura e escrita é positiva;
- progresso da civilização;
- desenvolvimento tecnológico.

Habilidade de compreender os textos escritos, informação compartilhada, informação.

3) Perspectiva cognitivista
- enfativa o aprendizado / atividades mentais;
- indivíduo é o elemento mais importante na aquisição da escrita como processo;
- conhecimento e aprendizagem partem do indivíduo.

Enfatiza as habilidades, as experências e as intenções de crianças numa situação comunicativa.

"Não importa a perspectiva: a ênfase é sempre colocada nas "práticas", "habilidades", "conhecimentos", sempre voltados para a codificação/decodificação." (Letramento e Alfabetização, p. 33).

Se nossa preocupação for focalizar o produto, tanto no ponto de vista individual quanto no social, a nossa prática sempre será de leitura/escrita. Assim, as pessoas letradas seriam todas aquelas que sabem ler e escrever - pessoas alfabetizadas e escolarizadas. E "iletrado" são os indivíduos "analfabetos".

Podemos dizer que a aquisição da escrita traz mudança radical nas modalidades de comunicação na sociedade (cultural, social, contextualização).

Modelo autônomo do letramento
- definido com atividade voltada aos textos escritos;4
- o desenvolvimento é visto de maneira unidirecional;
- o letramento é causa (escolarização);
- letramento - progesso (civilização, tecnologia, liberdade individual, mobilidade social);  
- diferenciar as funções lógicas da linguagem;



TFOUNI, Leda Verdiani. LETRAMENTO
E ALFABETIZAÇÃO. 2ª edição.
Editora Cortez.


Claudemir Oliveira Ribeiro
Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

O TEXTO E SUAS MODALIDADES

DEFINIÇÃO DO TERMO TEXTO - Texto designa um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. - Concretiza-se...