"A criança se desenvolve na instituição familiar que é encarregada de prover os recursos necessários à sua sobrevivência; de propiciar-lhe uma base afetiva; de dar-lhe assistência na área da saúde e de ministrar-lhe os primeiros ensinamentos. A instituição escolar está incumbida de realizar a educação formal das crianças e dos jovens. (...) ... tanto a escola como a família possuem características próprias. (...) ... a necessidade do conhecimento mútuo entre ambas para a compatibilização das expectativas e da integração entre as duas instituições. Na consecução desses objetivos, tem papel relevante uma das áreas da Orientação Educacional - a ORIENTAÇÃO FAMILIAR. (...). De acordo com a legislação vigente, a Orientação Educacional será exercida em cooperação com a família, cabendo ao Orientador Educacional participar no processo de integração escola-família-comunidade." (GIACAGLIA, L. R. A. & PENTEADO, W. M. A. Orientação Educacional na prática. 6ª edição.)
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa e
Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico