segunda-feira, 22 de abril de 2019

Modelo: Acompanhamento de Ocorrências Disciplinares Diárias.

Conforme acompanhamentos feitos aos meios  de comunicação como jornais, redes sociais,  revistas é provável que a violência esteja presente fora da escola, e não só lá, mas aqui, dentro da escola, também! Vários motivos causam a violência e esta, por sua vez, faz parte da realidade de várias crianças e adolescentes.

Quando dizemos VIOLÊNCIA não nos referimos apenas à agressão física de indivíduos, mas a todo tipo de ocorrências que causam subtração, desrespeito, bullying etc. São vários os tipos de manifestação de violência: 

a) violência contra o patrimonio;
b) violência contra funcionários;
c) violência contra autoridades;
d) violência contra professores;
e) violência contra colegas;
f) violência contra o outro que não conhece;
g) violência contra si próprio.

Infelizmente a violência nas escolas tem alcançado um número muito grande e para esse controle e orientação é necessário que o Orientador Educacional oriente ao aluno quanto ao erro e que seja registrado para controle dos problemas surgidos em torno da postura do alunos. Os documentos serão importantes no momento em que for necessário solicitar a participação dos pais e/ou responsáveis.

Segue abaixo uma proposta de documentos para este acompanhamento aos alunos que apresentam problemas de indisciplina:




Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa e
Leitura e Produção de Textos
Psicopedagogo Institucional e Clínico


Modelo: Termo de ocorrência e orientação dos responsáveis quanto ao encaminhamento ao conselho tutelar

""O conhecimento da escola e da comunidade onde ela está inserida é necessário tanto para o planejamento escolar como para a elaboração do plano do Orientador Educacional." (Orientação Educacional na Prática - 6ª Edição)


Modelo: Ata de Reunião de Orientação Disciplinar Coletiva

Para o bom andamento da Unidade Escolar, é necessário que haja respeito às diferenças e a orientação do "necessário", do "permitido" e da "conscientização". Para que isso seja possível, o orientador educacional precisa conquistar a confiança, o respeito e empatia do corpo discente sem impor o medo. O diálogo com os alunos é primordial sem deixar o papel dos pais de lado.
Esses documentos também servem como registros de acões do Orientador Educacional para, em ocasião posterior, ter necessidade de convocar os pais ou responsáveis legais pela criança e/ou adolescente.





Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa 
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

Agenda: modelo de como organizar o horário do Orientador Educacional para agendamento e atendimento aos pais de alunos

Uma das grandes necessidades do Ambiente Escolar é ter um pai participativos no máximo que puder, ou seja, essa família passa a ser colaborador da Unidade. Diante acordo com essa prática, organizei a agenda abaixo. Espero que possa ser útil aos colegas!





Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa e 
Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

Leitura e compreensão de texto: gráficos e tabelas.



O TEXTO E SUAS MODALIDADES

DEFINIÇÃO DO TERMO TEXTO - Texto designa um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. - Concretiza-se...