A escrita, a alfabetização e o letramento são ligados entre si, ou seja, uma relação de processo e produto.
escrita - produto cultural;
alfabetização e letramento - processo de aquisição da escrita.
Alfabetização > aquisição da escrita (habilidades para a leitura e escrita) > práticas da linguagem;
Letramento > aquisição da escrita (adoção do sistema de escrita) > investigação o alfabetizado e o não alfabetizado;
ESCRITA
1) Contexto histórico
- data cerca de 5000 a.C.: difusão e adoção da escrita;
- nasceu na Mesopotâmia;
- Grécia: maior povo letrado;
- códigos escritos criados pelo homem:
a) pictografia;
b) ideografia ou fonética.
- representação do pensamento e sons;
- sinônimo de poder e dominação;
- produto cultural;
- atividade humana;
- não é casual;
- garantia de poder.
2) Finalidade da escrita:
- difundir ideias;
- ocultar ideias;
- ilustração de ideias;
- controle das ideias (texto);
- neutralidade;
- sofisticação da comunicação.
3) Características da escrita:
- dominação / poder;
- participação / exclusão;
- relação social e desenvolvimento cognitivo e cultural;
- exprime transformações culturais e político-sociais;
- pensamento lógico;
- poder intelectual;
- representa o desenvolvimento científico, tecnológico e psicossocial da sociedade;
- caracterizada por uma ênfase em regras.
ALFABETIZAÇÃO
1) Processo de aquisição individual de habilidades para a leitura e escrita;
Características da alfabetização:
- não possui um fim;
- incompletude;
- necessidade de controle da escolarização;
- instrução formal;
- produzir - decodificar - compreender - a escrita;
- a leitura e a escrita é a execução de práticas que constituem a cultura;
Ponto de vista sociointeracionista:
- processo individual;
- não se completa nunca;
- contínuo processo de mudança;
- atualização individual;
- mudança constante;
Importante!!!
- a alfabetização é medida pela habilidade de ler e escrever;
- primeiro contato com a linguagem se dá no ambiente familiar;
- o ato de alfabetizar passa a existir no ambiente escolar;
- enfatiza o domínio de regras gramaticais;
2) Processo de representação de objetos diversos de naturezas diferentes.
- a escrita não é um código de transcrição gráfica dos fonemas;
- representação que evolui historicamente;
- o ensino de leitura/escrita não se resume a codificar e decodificar símbolos;
- ênfase aos aspectos construtivos durante a alfabetização;
- relação de interdependência entre leitura/escrita;
- aquisição da linguagem escrita;
LETRAMENTO
O foco do letramento são aspectos sócio-históricos da aquisição do sistema "escrita/leitura" por uma sociedade:
- o estudo do letramento não se restringe às pessoas alfabetizadas;
- investiga as consequências da falta da escrita individualmente;
- a ausência e a presença da escrita numa sociedade;
- a influência da "leitura/escrita" na transformação social, cultural e psicológica;
- elaboração do processo "leitura/escrita" de forma mais sofisticada (raciocínio, memória, resolução de problemas etc.);
- observação do letramento e sua influência: classes dominantes e classes subalternas;
- estuda-se graus de letramento;
- "letrado" - mentalidade/cultura/estrutura social;
- alfabetização e letramento são processos interligados, porém distintos;
TFOUNI, Leda Verdiani. LETRAMENTO
E ALFABETIZAÇÃO. 2ª edição.
Editora Cortez.
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
e Técnicas de Leitura
Psicopedagogo Institucional e Clínico