Assim como o trabalho do coordenador pedagógico, o do orientador educacional também tem sua importância para o trabalho pedagógico de uma escola. Por outro lado, o orientador educacional tem um olhar peculiar ao aluno e não ao professor; observando seu comportamento, sua aprendizagem e sua relação interpessoal com os colegas e os professores das diversas disciplinas.
A presença do orientador educacional na vida dos alunos deve ser de confiança e colaboração, isto é, ao contrário do que muitos fazem: COBRANÇAS. A visita do orientador educacional em sala de aula permite conhecer os alunos e suas dificuldades de relacionamento consigo próprio, conhecer os alunos e seu desempenho nas diferentes disciplinas, conhecer os alunos e sua relação com o professor e conhecer novos talentos que pode aumentar a autoestima do aluno.
Quanto a conhecer as dificuldades apresentadas pelos alunos sobre INCLUSÃO e ADEQUAÇÃO CURRICULAR, é necessário um trabalho em conjunto da equipe - professor coordenador e orientador educacional - observar a empatia ou a renegação ao professor por parte dos alunos e muitas outras situações.
Diante de tais diagnósticos de observação, inicia-se o segundo momento das atividades do orientador educacional além socorro àquele profissional e àquela turma contribuindo com material, ideias etc.; o orientador educacional além da prática em sala, atividades lúdicas, orientações etc., cabe intermediar o aluno à sala de AEE e o serviço de Psicopedagogia Educacional ou Psicologia.
Segue abaixo, minha contribuição aos orientadores educacionais:
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico