- Há autores que distinguem dois níveis de análise: coerência e coesão.
- Há autores que não distinguem;
- Há autores que fazem referência a apenas um dos fenômenos.
"O que nos permite determinar se uma sentença palavras constituem um texto são as relações coesivas." (Halliday e Hassan, 1976)
"O texto é formado pela relação semântica de coesão." (Favero, p. 2)
A coesão pode ocorrer na relação entre os termos de uma oração se fazendo uso da coesão. Exemplo:
Estou lavando seis frutas. Elas serão a sobremesa do nosso almoço.
seis frutas = elas
↪ Relação de Coesão
Coesão: Relação de sentido entre os enunciados que compõem o texto.
Interpretação do primeiro termo ⇔ interpretação do segundo termo.
Três níveis da organização linguística
a) Semântico (signifcado)
b) léxico-gramatical (formal)
c) fonológico-ortográfico (expressão)
A coesão (elementos que "costuram", "interligam" elementos do texto) é obtida por meio da gramática e, parcialmente, do texto.
1) Hasan e Halliday
a) complementar a noção de coesão;
b) coesão ⇔ registro;
c) configurações semânticas ⇔ definem substância do texto;
d) texto no seu significado mais amplo (social, expressivo, comunicativo, representacional etc).
2) Isemberg (linguista alemão, Academia de Ciências de Berlim - centro de gramática gerativas)
- Fundamentar sua gramática textual (teoria-padrão gerativa - estudo do texto e não do enunciado);
a) âmbito da estrutura textual (considerados fatores de coesão)
- anáfora;
- seleção de artigos;
- pronominalização;
- elementos pro-adverbiais;
- sucessão dos tempos.
b) enunciados assindeticamente conjugado (considerados fatores de coerência)
- conexão casual;
- conexão de motivos;
- tematização de objetos novos.
3) Weinrich
- estuda aspectos para a elaboração da macrossintaxe;
- sixtaxe dos artigos e dos tempos verbais;
- distribuição do artigo como aspecto importante da estrutura sígnica textual;
- compreensão de mais signos do texto;
- tempos verbais:
- mundo comentado;
- mundo narrado.
Obs.: Artigos e Verbos são incluídos como elementos de coesão.
4) Beaugrande e Dressler (1981)
- consideram constituírem a coesão e a coerência níveis diferentes de análise;
coesão - microtextual (palavras ligadas entre si);
coerência - macrotextual (componentes do universo textual/resultado do processo cognitivo);
"Coesão e coerência constituem fenômenos distintos" (Fávero)
- sequência coesiva, sem condições de formar um texto;
- textos destituídos de coesão, porém há nível de coerência;
a) retomada de elementos não é condição necessária para coerência;
b) a coerência se dá numa ordem hierárquica (pluridimensional);
c) a coerência não é independente do contexto pragmático.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.
Série Princípios. 9ª Ed. 2002. Ed. Ática.
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor deLíngua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico