Segundo seu livro, podemos destacar Leda Verdiani Tfouni uma mulher com os pensamentos no futuro que vivemos hoje em sala de aula. Em 1982, a escritora em seu livro "Letramento e alfabetização" preocupa-se com um novo olhar para explicar a aquisição da língua escrita - algo desafiador. Para isso, a autora, em seu livro, parte não mais do ensino da língua para as crianças em período escolar de alfabetização; agora, faz um desafio a si mesma em descrever esse processo de aquisição da língua escrita com pessoas que possuem um conhecimento amplo de mundo, porém que desconhecem tais símbolos (que para eles, adultos e não-alfabetizados, estariam tão distantes).
A autora se desafia quando seus anseios se voltaram em descrever como se davam as práticas da leitura e da escrita por indivíduos que, no decorrer da vida, tiveram esse privilégio roubado pelas mais diversas situações socioculturais.
Ao meu ver, na obra "Letramento e Alfabetização", a autora faz um trajeto com olhar peculiar aos adultos não-alfabetizados que compunham desde uma pequena comunidade até ao grupo que compunham a sociedade, mas sem uma literatura infantilizada; trazia uma visão com base nas experiências.
Observa-se na obra em destaque uma preocupação com a relação do uso da escrita e aqueles que não sabiam ler e escrever. Foi a partir dessas observações e tentativas de descrevê-las ou saná-las que fomos presenteados com um novo olhar para a aquisição da língua escrita: Letramento.
Especialistas das áreas voltadas ao estudo da leitura e da escrita e suas peculiaridades não podem deixar de conhecer as reflexões feitas por L. V. Tfouni que são temas de críticas, reflexões e caminhos para uma prática totalmente contemporânea.
Vale a pena conhecer as reflexões contidas na obra de L. V. Tfouni e enriquecer seu olhar quanto o assunto que é atual até os nossos dias.
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
Psicopedagogo Institucional e Clínico