quarta-feira, 24 de abril de 2019

Contribuição às visitas da coordenação pedagógica às salas de aula

É de suma importante para o trabalho do coordenador pedagógico de uma escola acompanhar as aulas dos professores de forma habitual, porém sabemos que as tantas tarefas diárias com a comunidade e com a Secretaria de Educação, muitas vezes, não nos permite.
A presença do coordenador na vida dos professores deve ser de confiança e colaboração, isto é, ao contrário do que muitos fazem: COBRANÇAS. A visita do coordenador pedagógico em sala de aula permite conhecer os alunos e suas dificuldades, conhecer os alunos e seu desempenho nas diferentes disciplinas, novos talentos que pode aumentar a autoestima do aluno, conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores sobre INCLUSÃO e ADEQUAÇÃO CURRICULAR, observar a empatia ou a renegação ao professor por parte dos alunos e muitas outras situações.
Diante de tais diagnósticos de observação, inicia-se o segundo momento das atividades do coordenador pedagógico em socorro àquele profissional e àquela turma contribuindo com material, ideias, a prática em sala, atividades lúdicas, orientações etc.
Segue abaixo, minha contribuição aos coordenadores pedagógicos:








Claudemir Oliveira Ribeiro
Língua Portuguesa e
Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

Modelo: Ata de atendimento diário do serviço de Orientação Educacional



Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

MODELO DE ATA DE RECLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS




Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico

O TEXTO E SUAS MODALIDADES

DEFINIÇÃO DO TERMO TEXTO - Texto designa um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. - Concretiza-se...