SITUAÇÃO COMUNICATIVA
- Condição para que o texto preencha em plenitude suas funções.
- Recorrer ao conceito de contexto abre margem par uma discussão: Relação Texto/Contexto.
- A mensagem requer um contexto ao qual remete, ou seja, a presença do texto (sintonização da linguagem com o referente).
- Distinguir os referentes chamados textuais (os que remetem ao próprio texto).
- Distinguir os referentes chamados situacionais (dados extra-linguísticos que referenciam a diversidade de consumação da mensagem.
REFERENTES TEXTUAIS
1) contexto verbal
- Tem um sentido chamado de "base";
- Não considerar isoladamente traços linguísticos;
- Levar em conta suas relações com a estrutura semântica do texto - valor polissêmico dos termos;
- Delimitar a contextualização: contexto intratextual imediato;
- Constituído por unidades ou sequência de unidades - segmentação;
CONTEXTO INTRATEXTUAL IMEDIATO de um capítulo são os capítulos que o precedem (anterior - posterior).
CONTEXTO INTRATEXTUAL ACUMULADO - narrativa literária; informação contextual; articulações contextuais.
CONTEXTO INTRATEXTUAL TOTAL - agentes da ação dramática, o leitor se intera do contexto.
Expressões indiciais - remetem a componentes de situação comunicativa (emissor e receptor, ou locutor e alocutário), isto é, enunciação.
Dêiticos - elementos linguísticos que mostram a presença do emissor no enunciado - situação espacial-temporal.
Assim:
referência - dêixis.
referentes - dêiticos.
Segundo Bühler:
Dêiticos - função de mostrar e não conceituar (designação dêitica):
- pronomes pessoais
- desinências verbais
- pronomes demonstrativos
- locuções prepositivas ou adverbiais
Simutaineidade – anterioridade -
posterioridade
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Plano de expressão + Referente
extra-linguístico = plenitude do texto
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Plenitude do texto =
Estrutura Abstrata
Profunda + Estrutura Discursiva Manifestada
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