Todos os especialistas que se fundamentaram na explicação do texto se depararam em um objetivo: provar que um texto se forma a partir de um todo. É muito importante entender que o valor de cada elemento presente no texto depende não só de sua forma (estrutura) mas também do seu papel e da relação de palavras com palavras. Podemos dizer que esse conjunto de palavras se compara a uma colcha de retalhos. Isolados não tem poder, porém costuradas são capazes de causar grandes problemas.
A partir dessa lógica, é necessário uma tentativa deu agrupar e colocar em ordem as orações coordenadas - orações independentes entre si. Essa relação em níveis podem ser classificados em estrutura sintática e organização semântica.
Muitos pontos da articulação de um texto, um com mais ênfase e, outro, com menos ênfase, mas sempre levando em consideração a ideia da autora: Articulação textual: explorar procedimentos linguísticos, elementos discursivos, fatores que indicam conexão, reflexão, relação de causa e efeito e coerência e coesão. Tudo ocorrendo ao mesmo tempo sem organizações didáticas e cumprindo uma função.
Ao se escrever um texto é de suma importância:cumprimento de uma função, explicação cabível no sistema articulatório, amostras de procedimentos de construção, cuidado extra com o discurso.
Se observarmos um texto observando apenas as palavras aleatórias, não encontraremos significado algum; no entanto, as palavras de formas intergradas (uma palavra completando outra palavra, uma frase completando outra frase, um período completando outro período, todos ordenados, formado um texto.
Para estudarmos todo esse trancados de palavras e ideias, estamos ligando os textos para dar origem constexto - situação - coerência.
Podemos observar assim que, do ponto de vista da superestrutura: os mecanismos de construção e articulação.
Baseado no livro de Elisa Guimarães
Professor Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
Psicopedagogo Institucional e Clínico