terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O escritor "Leonardo Da Vinci"


Leonardo Da Vinci





Leonardo da Vinci nasceu em 1452 e morreu em 1519. Foi um pintor italiano muito famoso – autor da “Mona Lisa”, uma de suas obras notórias Renascentista.


Nasceu em uma pequena aldeia, na Florença, Itália, em 15/04. Era menino quando começou a desenhar e pintar e com 16 anos passou a trabalhar com Boticelli, como aluno do pintor e escultr Andrea del Verrochio.



O primeiro trabalho importante do aprendiz foi uma parte da tela “O Batismo de Cristo”, de Verrocchio, quando pintou os anjos e a paisagem à esquerda do quadro.
Se você quer saber mais sobre o artista, não deixe de ler "Leonardo da Vinci e suas obras: uma viagem pela vida do mestre". 

Algumas obras de Leonardo da Vinci:
·         O Batismo de Cristo (anjos e paisagens),1475
·         A Anunciação, 1475
·         Ginevra de Benci, 1476
·         Virgem Benois, 1478
·         A Vígem de Granada, 1480
·         A Virgem do Cravo, 1480
São Jerônimo, 1480

Todos conhecemos Leonardo Da Vinci principalmente como pintor, mas não podemos deixar de citá-lo como escultor, arquiteto, cientista e, também, ESCRITOR! Vamos conhecer uma de suas obras como ESCRITOR por meio da fábula “A Água”.




A Águia



Certo dia, uma águia olhou para baixo, do alto do seu ninho, e viu uma coruja.

“Que estranho animal!” - Pensou consigo mesma. “Certamente não se trata de um pássaro.”

Movida pela curiosidade, abriu suas grandes asas e pôs-se a descer voando em círculos.

Ao aproximar-se da coruja, perguntou:

“Quem é você? Como é seu nome?”

“Sou a coruja.” - Respondeu o pobre pássaro, em voz trêmula, tentando se esconder atrás de um galho.

“Como você é ridícula!” - Riu a águia, sempre voando em torno da árvore.“Só tem olhos e penas! Vamos ver”, acrescentou, pousando num galho, “vamos ver de perto como você é. Deixe-me ouvir sua voz. Se for tão bonita quanto sua cara vou ter que tapar os ouvidos.”

Enquanto isso, a águia tentava, por meio das asas, abrir caminho por entre os galhos para apanhar a coruja.

Porém, um fazendeiro havia colocado, entre os galhos da árvore, diversos ramos cobertos de visgo, e também espalhara visgo nos galhos maiores.

Subitamente, a águia se viu com as asas presas à árvore e, quanto mais lutava para se desvencilhar, mais grudadas ficavam suas penas.

A coruja lhe disse:

“Águia, daqui a pouco o fazendeiro vai chegar, apanhar você e trancá-la numa grande gaiola. Ou talvez a mate para vingar-se pelos cordeiros que comeu.Você, que passou toda a sua vida no céu, livre de qualquer perigo, tinha alguma necessidade de vir até aqui para caçoar de mim?”







O TEXTO E SUAS MODALIDADES

DEFINIÇÃO DO TERMO TEXTO - Texto designa um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno. - Concretiza-se...