Conceitos
Marcuschi - Conhecimentos armazenados na memória semântica e na memória episódica.
Beaugrande e Dressler - Distinguem os conceitos como primários (controles centrais; processo do texto) e secundários (relativo ao sistema de significados) ;
Modelos Cognitivos Globais
São blocos de conhecimentos intensamente utilizados no processo de comunicação e representam de forma organizada nosso conhecimento prévio armazenado na memória.
São modelos cognitivos globais: frames, esquemas, planos, scripts e cenários.
Frames - teoria proposta por Minsky (perspectiva cognitivista); mecanismo de armazenamento de conhecimento (linguagem artificial = linguagem natural); modelos globais que contêm o conhecimento comum sobre um conceito primário.
Conceito primário
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Frame (conjunto)
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Festa de aniversário
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Bolo, brigadeiro, balões, roupas bonitas, presente, convite, convidados...
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Conhecimento de mundo
| Esquemas (fatos) |
Acidente de trânsito
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acidente, chegada da ambulância, atenção à vítima, chegada da polícia, remoção de vítima, liberação do tráfego, exame técnico, culpabilidade.
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Planos - Schank e Abelson e Marcuschi definem planos como "modelos de comportamento deliberado pelas pessoas: "propósitos", "intenção".
Propósito
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Intenção
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horas extras no trabalho
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Compra do carro 0 Km
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frame (estereótipo)
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Script (dinâmica)
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Velhinha
(pessoa)
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1) infância
2) mocidade
3) velhice
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Cenário - Sanford e Garrod definem como cenário o domínio estendido da referência.
Descrição
(escritor/falante)
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Cenário
(tematização)
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julgamento - juiz - testemunhas |
Tribunal
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Superestrutura ou hiperestrutura ou esquema textual
Segundo seu principal desenvolvedor, Van Dijl,pode ser caracterizada como a forma global de um texto (organização - relação hierárquica - fragmentos). É descrita como em termos de categorias e regras de formação.
As regras de formação determinam a forma como ocorrem essas categorias. Temos como exemplo o texto narrativo:
Narrativo
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Argumentativo
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Científico
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Descritivo
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Situação
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Tese
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Introdução
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Tema / Título
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Complicação
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Premissa
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Problema
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Denominação
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Ação ou Avaliação
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Argumento
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Solução
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Definição
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Resolução
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Contra-argumento
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Conclusão
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Expansão
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Moral ou Estado Final (*)
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Sintese
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divisão
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Conclusão
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(*) Van Dijk – apoia-se aqui nos trabalho de Labov e Waletsky.
Isto quer dizer conhecimento partilhado ou conhecimento de mundo. Podemos afirmar que a coerência ocorre a partir do nosso conhecimento de mundo, conhecimento prévio, o que nos leva a desenvolver um texto com conteúdo de valor, interessante e mudança de comportamento ao leitor.
"Sem o engajamento do conhecimento prévio do leitor não há compreensão." (Kleiman, op. cit., p. 13).
Os estudiosos apontam vários tipos de conhecimentos:
a) conhecimento linguístico: abrange o conhecimento da língua, vocabulário, regras da língua (vocábulo - frase - função).
b) conhecimento textual: classificação do texto:
- quanto estrutura;
- quanto interação autor / leitor;
c) conhecimento de mundo:
- conhecimento adquirido formal e informalmente.
- popular e científico (especialidade).
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.
Série Princípios. 9ª Ed. 2002. Ed. Ática.
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor deLíngua Portuguesa
e Técnicas de Redação
Psicopedagogo Institucional e Clínico
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