"Quando um único homem atingir a plenitude do amor, destruirá o ódio de milhões."
(autor desconhecido)
Claudemir Ribeiro
Claudemir Oliveira Ribeiro nasceu em 08/04/1976. Desde pequeno demonstrou seu amor e aptidão para as artes (desenho e escrita). Quando pequeno, guardava os papéis de pão para desenhar reproduzindo os desenhos assistidos pela TV em forma de histórias em quadrinhos mesmo antes de ser alfabetizado. Sua educação primária (hoje ensino fundamental I) durou quatro anos na EEPG(A) da Vila Márcia, hoje, 2019, recebendo como patrono seu primeiro diretor e passando a ser chamada EE "Professor Antônio Gonçalves". Desde aqueles anos, já demonstrava um amor incomparável pela educação, primeiro, tornando-se amigo de todos os professores e funcionários da pequena escola; em segundo, sua paixão pelo ambiente escolar e carinho peculiar por suas professoras.
Quatro anos depois, o aluno de família simples passou a estudar na EEPSG "Professor Vicente Themudo Lessa, no centro da cidade de Jandira. Não sendo diferente, logo conquistou o carinho de seus professores e procurou se destacar em suas atividades, principalmente, em lingua portuguesa e arte (na época, educação artística). Chamou a atenção dos seus professores pelo bom rendimento e participou do projeto "Redescobrindo o interior", visitando a cidade de Bastos. Em seu último ano do ginásio (hoje, ensino fundamental II), em um projeto de leitura, participou do seu primeiro trabalho dramático-literário apresentando com sua turma a peça "O pagador de promessas". A atividade surpreendeu o professor e a escola.
Em 1992, já no ensino médio (Inciso III na época) doava seu tempo vago ao trabalhos da secretaria da igreja matriz de Jandira. Em 1994, reconhecido pelo seu capricho e organização, dividiu seu tempo de estudo com a vida profissional que iniciara na Escola Sagrada Família, da Igreja Católica de Jandira.
Em 1995, tendo se formado no ensino médio, inicio sua vida no magistério lecionando Língua Portuguesa na EE "Dolores Garcia Paschoalin". Formou-se no curso de Letras pela UNIFIEO, em 1998. Lá ficaram saudades da Semana Cultural de Língua Inglesa e, principalmente, seu primeiro trabalho com correções de textos, orientado pela professora Dirce Riani, trabalho prestado à UNICSUL, Universidade Cruzeiro do Sul.
De 1999 a 2008, enquanto permaneceu na Rede Estadual de São Paulo, o jovem professor passou por várias escolas que deixaram saudades, em especial destacam-se a EE "Dolores Garcia Paschoalin", primeira escola onde lecionou no Ensino Médio, desenvolvendo um novo método pessoal de se trabalhar Leitura e Produção de Textos; e em 2000, quando um grupo de professores (Claudemir, Iracema, Rita, Raquel e Márcio), apoiados pelo diretor da escola, tentaram revolucionar a maneira de trabalhar a interdisciplinaridade (Língua Portuguesa, Matemática, Arte e História) dentro da escola por meio do Projeto "Tiradentes" e, que mais tarde, levou o sonho do pátio da simples escola paulista ao palco da cidade de Barbacena, MG. Em concomitante ao trabalho citado (1999 a 2003), o professor Claudemir também tinha uma outra preocupação: melhorar o índice do aprendizado e ajudar na alfabetização de alunos defasados, se voluntariando ao projeto de "Recuperação nas férias", promovidos pela Prefeitura Municipal de Jandira. Projeto este levou o professor Claudemir a cursar na Faculdade Osvaldo Cruz-SP, o curso de Psicopedagogia Institucional. Em 2002, assumiu o cargo de professor coordenador pedagógico, na rede estadual de ensino, desenvolvendo um trabalho de teor interdisciplinar e, principalmente, resgatando alunos conhecidos como "indisciplinados" promovendo valor à cultura e ao conhecimento do cidadão em formação.
Em fevereiro de 2003, deixou suas aulas em Jandira e também o cargo de coordenador pedagógico para assumir o cargo efetivo na cidade de Barueri. Sempre apresentou sua satisfação na maneira de ensinar, na amizade com os alunos e, principalmente, no respeito à família de seus alunos: estar na sala de aula e ensinar (2003 a 2011). Em 2008, deixou de atuar na rede Estadual de Ensino e dedicou-se a Rede Municipal de Barueri. Em 2010, retornou aos bancos acadêmicos e buscou completar seu estudos, agora em Psicopedagogia Clínica para que pudesse compreender melhor e diferenciar o que poderia ser "incluir" e "excluir" em nossas práticas pedagógicas. Em abril de 2011, sua carreira foi interrompida quando sofreu um Derrame Cerebral, que causou uma hemiparesia, sequelas que comprometeram a coordenação motora fina. Desde 2011 até os dias atuais, o amor pela sua profissão não morreu, sempre tentando se reestabelecer como profissional da educação, prática que não assume apenas com responsabilidade, mas com amor a cada vida em sua responsabilidade.
Claudemir Oliveira Ribeiro
Professor de Língua Portuguesa
Psicopedagogo Institucional e Clínico
Um comentário:
Miguxo vc é um exemplo de profissional que ama o que faz e sempre mt querido. Um grande bjo te ❤
Postar um comentário